quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ARTES 1 ANO

Pontilhismo

Objetivos:
Apresentar uma importante técnica de pintura aos alunos, deixando-os livres para se expressar por meio da produção artística
Trabalhar a coordenação motora fina e o senso estético
As Artes Visuais estão presentes no cotidiano das crianças e as ajudam a expressar as mais variadas sensações. Esse processo ocorre naturalmente, quando os pequenos riscam no papel, desenham, brincam com massinha de modelar, colam figuras, entre outras atividades do dia a dia. Mas é essencial também a orientação do professor, que deve apresentar materiais e técnicas diversas para a livre manifestação dos pequenos. Nesta aula, a ideia é estimulá-los a apreciar obras feitas a partir da técnica do pontilhismo, bem como a produzir seus próprios trabalhos. Aproveite a sugestão de atividade a seguir, proposta pela arte-educadora do Guia Prático, Simone Faure Bellini.
 
 
O movimento


  Também conhecido como neoimpressionismo, o pontilhismo surgiu na França no século 19. Seus principais representantes foram Georges Seurat e Paul Signac. No Brasil, Belmiro de Almeida e Eliseu Viscont foram alguns dos artistas que se destacaram no uso da técnica. No pontilhismo, pequenos pontos de cor são pintados em justaposição, formando imagens com um efeito óptico diferente do da pintura convencional. Uma obra de destaque para apresentar aos alunos e, a partir daí, estudar o pontilhismo é Tarde de Domingo na Ilha de Grand Jatte, de Seurat. O quadro está exposto no Instituto de Arte de Chicago, EUA, mas na internet há vários sites que trazem a obra. Um deles é: www.historiadaarte.com.br/artecriancas.html.
 


 
 ARTE E SOCIEDADE






Van Gogh

falar em Van Gogh?
Existem alguns quadros que todo mundo já viu em algum lugar de tão famosos que eles são. Mas nem todo mundo conhece a história dessas pinturas e muito menos detalhes sobre seus autores.

Por isso hoje o iG Crianças vai começar uma série sobre pintores famosos, para que você saiba tudo sobre os quadros mais legais já pintados por aí. Pegue seu pincel e prepare-se, pois o primeiro da lista é um tal de Van Gogh.


O nome completo desse pintor holandês é Vincent Willem van Gogh, mas ele ficou conhecido mesmo foi como Van Gogh. Ele é um dos mais famosos pintores pós-impressionistas, que são aqueles que achavam que o impressionismo ficou chato e resolveram buscar novas maneiras de pintar.

Lembre-se que a história da pintura é cheia de movimentos, que são como as modas de hoje em dia. Em um momento todo mundo só quer saber de assistir ao Bob Esponja, mas depois a moda passa e todo mundo começa a assistir ao Ben 10.



Com a pintura é igualzinho, mas um pouco mais lento, afinal os movimentos artísticos duravam anos e anos. Mas voltemos ao nosso pintor de hoje, o pobre Van Gogh. E eu disse pobre porque ele foi pobre a vida toda.

Para você ter uma ideia, em toda a sua carreira ele só conseguiu vender um quadro, chamado O Vinhedo Vermelho. Só depois de sua morte é que ele ficou famoso, teve suas pinturas reconhecidas e vendidas por muitos milhões de dólares - todo mundo já viu os quadros A Noite Estrelada e Auto-retrato com a Orelha Cortada.



Aliás, é importante saber disso também: Van Gogh cortou sua própria orelha! Ele fez isso, pois estava deprimido e acabou parando no hospital. Depois ele passou o resto de sua vida internado e em consultas com psiquiatras.

Van Gogh morreu muito jovem, aos 37 anos, e chegou a pintar um quadro por dia durante alguns períodos de sua vida - já pensou?

Agora sempre que você avistar um quadro de Van Gogh, conte para a pessoa ao seu lado um pouquinho da história que aprendeu.
por Redação do Último Segundinho

 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário