quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

GEOGRAFIA 1 ANO

CARTOGRAFIA

A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. Na cartografia, as representações de área podem ser acompanhadas de diversas informações, como símbolos, cores, entre outros elementos. A cartografia é essencial para o ensino da Geografia e tornou-se muito importante na educação contemporânea, tanto para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.

O surgimento

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, representando um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica.
Na pré-história, a Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo. Com a era dos descobrimentos, os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas.

Atualmente...

Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro. As fotografias aéreas são feitas de maneira que, sobrepondo-se duas imagens do mesmo lugar, obtém-se a impressão de uma só imagem em relevo. Assim, representam-se os detalhes da superfície do solo. Depois, o topógrafo completa o trabalho sobre o terreno, revelando os detalhes pouco visíveis nas fotografias.

 
A outra técnica cartográfica, o sensoriamento remoto, consiste na transmissão, a partir de um satélite, de informações sobre a superfície do planeta ou da atmosfera. Quase toda coleta de dados físicos para os especialistas é feita por meio de sensoriamento remoto, com satélites especializados que tiram fotos da Terra em intervalos fixos.
Para a geração das imagens pelos satélites, escolhe-se o espectro de luz que se quer enxergar, sendo que alguns podem enviar sinais para captá-los em seu reflexo com a Terra, gerando milhares de possibilidades de informação sobre minerais, concentrações e tipos de vegetação, entre outros. Existem satélites que chegam a enxergar um objeto de até vinte centímetros na superfície da Terra, quando o normal são resoluções de vinte metros.

Mapas

A localização de qualquer lugar na Terra pode ser mostrada em um mapa. Os mapas são normalmente desenhados em superfícies planas, em proporção reduzida do local da Terra escolhido. Nenhum mapa impresso consegue mostrar todos os aspectos de uma região. Mapas, em contraposição a foto aéreas e dados de satélite, podem mostrar concentração populacional e de renda, diferenças de desenvolvimento social, entre outras informações.
Como os mapas possuem representação plana, eles não representam fielmente a forma geóide da Terra, o que levou cartógrafos a utilizarem globos para imitar essa forma. Os mapas mais comuns são os políticos e topográficos. Os políticos representam graficamente os continentes e as fronteiras entre os países, enquanto os topográficos representam o relevo em níveis de altura (normalmente inclui também os rios mais importantes). Para desenhar mapas cartográficos depende-se de um sistema de localização com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeção e símbolos. Atualmente, boa parte do material que o cartógrafo necessita é obtido por sensoriamento remoto com foto de satélite ou fotografias aéreas.
 

Projeções cartográficas

Sabemos que a maneira mais adequada de representar a Terra como um todo é por meio de um globo. Porém, precisamos de mapas planos para estudar a superfície do planeta. Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática chamada projeção. No entanto, imagine como seria se abríssemos uma esfera e a achatássemos para a forma de um plano. Com isso, as partes da esfera original teriam que ser esticadas, principalmente nas áreas mais próximas aos os pólos, criando grandes deformações de área. Então, para chegar a uma representação mais fiel possível, os cartógrafos desenvolveram vários métodos de projeções cartográficas, ou seja, maneiras de representar um corpo esférico sobre uma superfície plana.

 
 

                                       RUAS

Ao passearmos pelas ruas podemos perceber o movimento das pessoas, dos carros, do comércio, etc. São estudantes indo para a escola, adultos se descolando para o trabalho, garis limpando as ruas, pessoas transitando por todos os lados.
Além dos edifícios comerciais, existem também praças, avenidas, casas, condomínios residenciais, parques de diversão, quadras poliesportivas, e muito mais.
Cada uma dessas coisas possui um endereço próprio, assim como nós temos o endereço de nossas casas. Quando você quer ir à casa de um coleguinha, precisa anotar o endereço dele, ou seja, o lugar onde mora, onde fica sua casa. Não é assim?
Os endereços são formados pelo nome da rua, avenida ou alameda; o número do lote; o número da casa ou do prédio; número do apartamento; o setor ou bairro e o CEP (Código de Endereçamento Postal).

Rua residencial
A rua é um espaço público, ou seja, é de todos, mas administrada pelo governo. Por isso, todos têm o direito de ir e vir, se movimentar quando quiser. É o motivo pelo qual possuem as calçadas, nos dois lados de uma rua, para que os pedestres possam transitar.
As ruas podem ser separadas conforme a estrutura de um bairro. Algumas possuem somente casas, quando em bairros residenciais; outras são somente de lojas, quando localizadas em bairros comerciais.

Avenida 23 de Maio e Avenida Paulista (SP)
Uma avenida é uma rua de maior importância para a cidade, pois é mais movimentada e tem acesso aos lugares mais admiráveis. Normalmente são largas e compridas.
Algumas avenidas constituem um centro financeiro para a cidade, pois nela vão se juntando grandes empresas e bancos, tornando-as ainda mais movimentadas. A Avenida Paulista, em São Paulo, é um exemplo de centro financeiro. Pesquise se em sua cidade existe uma avenida assim.

Alameda do Palácio (BH)
Existem também as alamedas, que são ruas ou avenidas com árvores nas calçadas. Nas alamedas, normalmente, existem praças públicas, muito arborizadas, com bancos de madeira ou de pedra, para que as pessoas possam descansar. Algumas alamedas servem como pontos de feiras artesanais, o que mantém sua movimentação aos finais de semana.
 






                                    A INDÚSTRIA


A Indústria
Foto de uma indústria

A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.

A atividade industrial é muito importante, pois através dela vários objetos de grande utilidade para o homem são produzidos. Outro ponto positivo é que ela proporciona emprego para várias pessoas. No entanto, a expansão industrial tem provocado vários problemas ambientais. Os gases emitidos pelas fábricas têm poluído a atmosfera e boa parte dos efluentes (esgoto) é lançada nos rios sem o devido tratamento . Existem indústrias em diversos pontos do planeta, produzindo os mais variados produtos. As indústrias são classificadas de acordo com seu foco de produção. Sendo assim, temos as indústrias de bens de produção e as indústrias de bens de consumo.


Siderúrgica
Responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, as indústrias de bens de produção são consideradas a base do segmento industrial. Essas indústrias extraem matéria-prima da natureza (madeira, óleos, plantas, petróleo, etc.), além de transformar e fornecer bens para a estruturação de outras indústrias. São exemplos de indústrias de bens de produção a metalúrgica, siderúrgica e a petroquímica.

Indústria automobilística
As indústrias de bens de consumo são aquelas que têm sua produção direcionada para os consumidores. Esse segmento visa fornecer objetos diretamente para o mercado consumidor. Elas podem ser divididas em:Indústrias de bens duráveis: fabricam produtos não perecíveis, tais como carros, eletrodomésticos, mobílias, entre outros.Indústrias de bens não duráveis: produzem mercadorias de primeira necessidade, como, por exemplo, alimentos, bebidas, roupas, sapatos, remédios, etc.
 
 
 
 
 
                                       A CASA

A Casa
Casa adaptada debaixo de ponte

Chamamos de casa o local onde as pessoas moram, sozinhas, com seus familiares ou outras pessoas. Ela também pode ser chamada de lar.
É muito importante ter uma casa para morar e todos nós precisamos, pois é o lugar onde descansamos, comemos, guardamos nossas coisas, nos protegemos do sol e da chuva.
Muitas pessoas não conseguem comprar uma casa, outras conseguem comprar várias, mas isso depende da condição financeira de cada um.
Quem tem mais de uma casa, pode morar em uma e alugar as outras, conseguindo ganhar mais dinheiro. Quem não tem casa, pode alugar, pagando ao dono do imóvel um valor em dinheiro, todo mês.
Mesmo assim, existem pessoas que não conseguem nem alugar uma casa, pois estão desempregadas, ou não possuem condições para pagar o aluguel. Algumas são as pessoas que vemos morando nas ruas, debaixo das marquises das lojas ou das pontes. Isso é muito triste, pois não é condição digna de se viver.
Existem vários tipos de casa: de palafitas, barracos, de pau a pique, de alvenaria, sobrados e edifícios.
As casas de palafita são feitas em madeira e ficam suspensas por estacas, por onde passam águas de rios.

Palafitas – locais alagados
Os barracos são, normalmente, aquelas casas feitas em bairros mais distantes ou nas favelas. São muito simples, geralmente construídos com restos de madeira, isopor, latão e papelão.

Barracos – aproveitamento de sobras de tábuas
As casas de pau a pique são muito simples, construídas nas estradas, nas proximidades das cidades de interior, e em sítios ou chácaras. Suas paredes são levantadas com barro e varas retiradas de árvores. Os telhados são feitos de palha ou com as próprias varas e o barro, mas alguns são feitos com telha comum.

Pau a pique – podem ter ou não telhado
Alvenaria é o nome dado às casas feitas de tijolos, cimento e areia. Essas casas podem ser térreas ou em forma de sobrado, com mais de um andar, mas tudo depende do gosto e das condições financeiras que a pessoa tem.

Alvenaria – utilização de cimento e tijolos
Hoje em dia existem os condomínios de casas, onde em uma determinada área são vendidos os lotes para as pessoas fazerem suas casas. Muito são luxuosos e com uma estrutura bem desenvolvida, com lagos, parques, praças, quadras, piscinas, pista de bicicleta, pista para correr, churrasqueiras, etc.

Condomínios – casas luxuosas
Os edifícios são construídos com armações de ferro, para ter sustentação e aguentar o peso do seu tamanho ou altura. Também são usados em suas construções cimento, tijolos, areia e placas de concreto. Várias famílias moram em um mesmo edifício, mas cada uma em um apartamento.





ESCOLA
A Escola
Toda criança deve frequentar uma escola

A escola é o lugar que frequentamos para estudar e aprender vários conteúdos, além de proporcionar o convívio em grupo e fazer amizades.
Antes de existir a escola, as pessoas aprendiam através da troca de experiências, por imitação. Os pais ensinavam coisas aos filhos e isso ia passando por várias gerações.
As igrejas também eram responsáveis pela educação. Nelas, ensinavam-se os Salmos bíblicos. No Brasil, os padres Jesuítas foram os primeiros educadores, eles ensinavam os índios. Aos poucos a educação foi sendo valorizada e as escolas sendo construídas.

Padre Jesuíta educando um índio
Uma escola é composta por vários funcionários e todos eles são importantes para que a mesma tenha um bom funcionamento. Cada pessoa exerce uma função diferente, que auxilia a organização desse ambiente, como: as faxineiras ou serventes, que cuidam da limpeza do ambiente; o porteiro ou vigia, que faz a segurança do local, não deixando pessoas estranhas entrarem; a cozinheira ou merendeira, que preparam os lanches; a secretária, responsável pela organização dos documentos; o digitador, que digita as tarefas, provas e circulares; os professores, responsáveis pelas aulas; a orientadora, que cuida dos relacionamentos entre todos da escola; a coordenadora, que dirige o trabalho dos professores e verifica a execução do trabalho; e o diretor, que administra toda a instituição.
Na escola as crianças aprendem a respeitar as pessoas, a conviver com normas e regras, e adquirem novos conhecimentos. Todos devem colaborar com o funcionamento da escola, tratando bem as pessoas, não faltando às aulas, participando das atividades e mantendo o ambiente limpo e saudável 




A FAMÍLIA


A Família
Monte sua Árvore Genealógica

Quando a família se encontra e as pessoas se tratam com atenção, carinho e respeito essas relações tornam-se prazerosas, fazendo com que todos fiquem felizes. Porém, é comum que nesses encontros aconteçam desentendimentos, principalmente entre as crianças. É importante que as pessoas resolvam esses conflitos de forma mais tranqüila possível, para não criar um clima de intrigas e fofocas.
Existem muitas pessoas que não tem família. As crianças que ficam nas ruas podem ser um exemplo disso, pois moram ali porque não tem ninguém para cuidar delas, ou porque fugiram de suas casas em razão de maus tratos recebidos dos pais, padrastos, tios, avós ou irmãos mais velhos.
Essas crianças ou adolescentes sofrem muito, pois tendem a se sentir abandonados, não terão mais uma casa nem comida, além de outras dificuldades. Algumas, por não terem instruções nem aparo, podem praticar furtos, ou mesmo mexer com drogas, tornando-se pessoas de comportamento incorreto.
Algumas delas, as mais perigosas, podem ser recolhidas por policiais e levadas para morar em juizados, como se estivessem em presídios. As que não trazem perigos para outras pessoas, podem ser levadas a orfanatos, para serem adotadas por uma nova família.
 




                    A FAMÍLIA E O TEMPO


A Família e o Tempo
Os Simpsons são exemplo de boa família

Antigamente, a vida das famílias era mais simples e tranquila, não existia a correria que vemos hoje em dia.
As pessoas andavam a pé, pois quase não existiam carros. As ruas eram de terra ou de paralelepípedos. As crianças podiam brincar nas ruas e calçadas, pois não havia perigo de acidentes ou assaltos.
Os vizinhos eram como integrantes das outras famílias, todos os dias se reuniam nas varandas de suas casas para conversar enquanto as crianças brincavam.
As brincadeiras, nessa época, eram: roda, pega-pega, esconde-esconde, passa anel, barra manteiga, bolinha de gude, etc.
As famílias eram bem grandes, um casal tinha mais de seis filhos. Mas hoje o número de pessoas na família diminuiu muito, o normal é um casal ter um ou dois filhos.

Família antiga e Família Moderna – diferença quanto ao número de integrantes
Isso aconteceu porque a vida moderna fez com que a mulher tivesse que trabalhar para ajudar nas despesas da casa.
A violência e as dificuldades para se viver bem, também são motivos que influenciaram no tamanho das famílias.
Além da quantidade de pessoas de uma família, outras diferenças existem se compararmos à vida de hoje.
Nas casas não existiam aparelhos de televisão, ouvia-se música em vitrolas com discos de vinil ou no rádio. Neste também eram transmitidas as notícias e até novelas. As fotografias eram feitas por um homem que colocava um pano preto na cabeça e falava “olha o passarinho”, para as pessoas sorrirem.
Era comum matarem galinhas e porcos no quintal de casa, onde também se colhiam verduras e legumes de uma horta que os mais velhos cuidavam. Como não existia geladeira, as carnes eram cozidas em fogões à lenha e armazenadas em latões, mergulhadas em gordura de porco – banha, para não estragarem.
Não existia água encanada e as pessoas precisavam buscar baldes de água para lavar as louças, roupas, cozinhar ou tomar banho. E ainda falam que a vida era mais fácil!

 




DIA DA FAMÍLIA
Dia da Família
Família – o primeiro contato social da criança - Sherek (Disney)

A família é merecedora de uma data comemorativa. Em razão da sua importância para a vida de todos, o dia 08 de dezembro foi criado pelo governo federal, para que estas pudessem ter um dia para se reunir.
A família é o primeiro contato de uma criança, suas relações com outras pessoas, onde aprende a se comportar bem, como respeitar ao seu próximo. É na família que devemos encontrar amor, carinho e proteção, porém não é isso que acontece sempre.

Família – diversão e união
Algumas crianças são maltratadas em suas casas, por seus pais e irmãos e, não suportando o sofrimento, fogem e vão morar nas ruas, vivem solitárias, passam frio, fome e outras necessidades.
Hoje em dia os modelos familiares mudaram muito, existem famílias de pais divorciados, famílias de pais solteiros, famílias onde os avós tomam conta dos netos, enfim, uma grande variedade. Mas essas diferenças não impedem que as pessoas sejam felizes e que se tratem com respeito, consideração, amor, carinho e atenção, valores que mantém os laços de afetividade bem definidos dentro do grupo.
Cada um deve viver sem se preocupar com a estrutura familiar das outras pessoas, nem com a estrutura econômica, pois essas comparações podem causar intrigas que afastam os familiares. Cada um deve viver com aquilo que tem, da maneira que pode e consegue.
As pessoas devem sempre procurar manter uma relação de amizade e respeito com todos de sua família, fazendo reuniões para encontrarem, conversarem e se divertirem de forma agradável. Visitar a casa dos avós, bisavós, tios e primos também é uma forma saudável de convivência familiar, pois torna as pessoas mais unidas, mais amigas umas das outras.





                                VEGETAÇÃO
A Vegetação
Floresta Amazônica – mata fechada cortada por rio

Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.

Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.Deserto: é a vegetação típica de regiões semiáridas, áridas e hiperáridas. A quantidade de chuva é baixíssima, fato que impossibilita o desenvolvimento de vida animal e de vegetação na maior parte dos desertos.Estepe: o clima predominante é o temperado continental, comum na região central da América do Norte, centro-sul da América do Sul, Ásia Central, leste da Austrália e sul da África. A cobertura vegetal é composta por gramíneas e arbustos de pequeno porte.Tundra: é a vegetação predominante no extremo norte do Hemisfério Setentrional. A vegetação é composta basicamente por capim e junco. Apresenta baixas temperaturas.
Tundra
Tundra
Floresta coníferas: comum das regiões de temperaturas baixas, cujo clima é continental frio ou polar. A maioria das árvores tem folhas em forma de agulha, sendo uma forma de não acumular neve, como, por exemplo, o pinheiro.Floresta temperada: vegetação típica de regiões de clima temperado, apresentando as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. As principais espécies vegetais são carvalhos, faias e bordos.Floresta tropical: compreende as regiões próximas à linha do Equador. A temperatura média, a umidade e a quantidade de chuvas são bastante elevadas. A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo.Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano. As árvores são de pequeno porte e têm o caule torto.Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.Vegetação mediterrânea: a vegetação é composta por árvores de pequeno porte, como, por exemplo, oliveiras e sobreiros.
 
 



 
 
CLIMA
O Clima
Elementos do clima
Você sabia que clima e tempo são conceitos diferentes? O tempo é caracterizado como as condições atmosféricas de um local em um determinado momento. O clima, por sua vez, é o conjunto de variações do tempo de um local, sendo classificado após longas observações dos fenômenos atmosféricos.

Portanto, o clima é estabelecido após anos de análises contínuas das repetições do tempo de um lugar. Entre os fatores que interferem no clima estão a vegetação, o relevo, as massas de ar, a umidade, a localização no planeta, além da ação do homem.


Crianças brincando em lugares de baixas temperaturas
O clima e o tempo são elementos naturais que interferem nos hábitos da população, como, por exemplo, nas roupas, visto que nas regiões frias as pessoas usam casaco, gorro, luva, cachecol, suéter, entre outros acessórios que possam combater a ação do frio. Já nas regiões com temperaturas mais elevadas, as pessoas se vestem com roupas mais leves.As brincadeiras também podem variar de acordo com o clima. Em lugares com temperaturas elevadas, as brincadeiras podem ser em rios, piscinas, nas praças, etc. No entanto, nos lugares frios também é possível se divertir, principalmente com a neve, que ocorre em alguns lugares do planeta.

Zonas Climáticas da Terra
Foram estabelecidas cinco Zonas Climáticas na Terra:

Zona Glacial Ártica: localizada ao norte do Círculo Polar Ártico; é caracterizada pelo frio.Zona Temperada do Norte: situada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, apresenta temperaturas amenas e as quatro estações do ano bem definidas.Zona Intertropical: abrange a área entre os Trópicos de Câncer e o de Capricórnio. Essa região do globo é “cortada” pela linha do Equador, sendo marcada pelas temperaturas elevadas.Zona Temperada do Sul: está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. As temperaturas são agradáveis.Zona Glacial Antártica: compreende as regiões ao sul do Círculo Polar Ártico. As temperaturas estão entre as mais baixas do planeta.
 


 
 
TIPOS DE CLIMA NO BRASIL
 
 
Tipos de Clima no Brasil
O Brasil apresenta uma grande variedade de climas
O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.

Tropical: abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso). A temperatura média varia entre 18 °C e 28 °C.

Semiárido: esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura é elevada, com média de 27 °C, e as chuvas são escassas e irregulares. Essas características, além da falta de políticas públicas (construção de reservatórios de água), dificultam o desenvolvimento das atividades agrícolas.

Os climas do Brasil
Tropical de altitude: típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.

Tropical atlântico: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.

Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.
 
 
 

 
 
CAMADAS DA AMOSFÉRA
 
A atmosfera é uma camada formada por argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água e, principalmente, por nitrogênio e oxigênio. Essa camada é de fundamental importância para a manutenção da vida na Terra, pois, além de conter oxigênio, ela nos protege dos raios ultravioletas.Existem diferentes classificações das camadas da atmosfera, sendo que cada uma se baseia em um critério específico. Uma dessas classificações analisa a composição do ar, dividindo a atmosfera em homosfera (composição sem grandes variações); heterosfera (grandes quantidades de hélio e hidrogênio) e exosfera (camada extremamente rarefeita, onde as moléculas gasosas começam a escapar da atração gravitacional terrestre).A classificação mais utilizada tem como fator determinante a variação de temperatura na atmosfera terrestre. De acordo com essa divisão, temos cinco camadas distintas:

Camadas da atmosfera
Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto. Nessa camada ocorre a formação das nuvens e das chuvas.Estratosfera: é a camada acima da troposfera, e atinge até 50 quilômetros acima do nível do mar. A temperatura varia entre -5 °C a -60 °C. Essa região da atmosfera abriga a camada de ozônio, que nos protege da radiação ultravioleta, que, em grandes quantidades, é extremamente prejudicial para a vida na Terra.Mesosfera: estende-se do fim da estratosfera até 80 quilômetros acima do nível do mar. A temperatura varia entre -5 °C a -95 °C, sendo considerada a camada mais fria da atmosfera. Termosfera: é a camada acima da mesosfera, atingindo 500 quilômetros de altitude. Registra as maiores temperaturas da atmosfera, podendo atingir até 1.000 °C. Essa característica se deve à grande concentração de oxigênio atômico, responsável pela absorção da energia solar. Exosfera: inicia-se no fim da termosfera e se estende até o espaço.







               CAMADAS DA TERRA

Camadas da Terra
Camadas da Terra

Através de longas observações, constatou-se que existem diferenças físicas e químicas no interior do planeta Terra. Com isso, houve a divisão deste em três camadas: crosta, manto e núcleo. Existem outras classificações além dessa. No entanto, essa divisão em crosta, manto e núcleo é a mais aceita. Conforme essa classificação, as camadas são separadas por limites definidos a partir das diferenças na composição e densidade. Considerada a camada mais superficial da Terra, a crosta apresenta espessura que varia de 30 Km a 70 Km. Ela é composta por basalto (nos oceanos) e, na porção continental, sua composição básica é de granito. A densidade média é de 2,8 e a temperatura varia entre 800 °C a 1000 °C.O manto está situado entre a crosta e o núcleo. Sua espessura é de aproximadamente 2,9 mil quilômetros, sendo a densidade média de 4,6. O manto pode ser encontrado nos estados pastoso e sólido. Sua composição básica é de silicato de ferro, magnésio e silício. A temperatura pode atingir até 2000 °C.Composto basicamente de níquel e ferro, o núcleo divide-se em duas camadas: núcleo interno e núcleo externo. O núcleo interno apresenta-se em estado sólido e o externo, no estado líquido. As temperaturas nessa camada variam de 3000 °C a 5000 °C e a densidade, de 9 a 14.







MOVIMENTOS DA TERRA

Movimentos da Terra
Movimentos da Terra

O planeta Terra não permanece estático, realizando uma série de movimentos ao mesmo tempo, sendo que os mais conhecidos são o de rotação e o de translação.

Movimento de rotação
O movimento de rotação consiste no deslocamento da Terra em torno de seu próprio eixo, ou seja, ela realiza um movimento de 360°. Esse fenômeno é realizado de oeste para leste e seu tempo de duração é de 24 horas e 56 minutos.A rotação é responsável pela alternância de dias e noites, pois, durante esse movimento, uma parte do planeta está voltada para o Sol, recebendo raios solares (dia); enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, não recebendo raios solares (noite).

O movimento de translação e as estações do ano
O movimento de translação, responsável pela alternância dos anos, é caracterizado pelo deslocamento da Terra em torno do Sol. Ele é finalizado em aproximadamente 365 dias e 6 horas. As estações do ano são definidas através do movimento de translação. Esse movimento provoca uma variação de raios solares que chegam à Terra, com isso, temos quatro estações com características distintas: outono, inverno, primavera e verão.Além da rotação e da translação, a Terra realiza outros movimentos, com destaque para a nutação (oscilação do eixo de rotação da Terra), revolução (deslocamento da Terra em torno do centro da Via Láctea) e precessão dos equinócios (movimento do eixo da Terra).






O UNIVERSO E SEUS ASTROS

O Universo e seus Astros
O universo abriga bilhões de galáxias

O universo possui bilhões de galáxias, compostas por planetas, asteroides, estrelas, cometas, satélites naturais, poeira cósmica, entre outros corpos celestes.
Existe uma grande quantidade de estrelas no universo, com diferentes tamanhos. As estrelas são corpos que apresentam luminosidade por realizarem várias reações termonucleares em seu interior, havendo liberação de energia.
Apesar dos avanços tecnológicos e as diversas pesquisas realizadas por astrônomos e astrofísicos sobre o universo, ainda não é possível afirmar a sua dimensão, em virtude de sua grande extensão e complexidade.
Existem diversas galáxias no universo, sendo que uma delas é a Via Láctea, onde está localizado o sistema solar. O sistema solar é um conjunto de corpos que giram em torno de uma estrela principal, o Sol.
Os planetas que compõem o sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, durante décadas, foi considerado um planeta do sistema solar, porém, em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU) classificou esse corpo celeste como um “planeta anão”.
A Terra, terceiro planeta a partir do Sol, possui apenas um satélite natural, a Lua, localizada a cerca de 380 mil quilômetros de distância do nosso planeta.







                             FASES DA LUA


Fases da Lua
As fases da Lua são: cheia, minguante, nova e crescente

O planeta Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Apesar de ser o segundo corpo mais brilhante no céu, atrás somente do Sol, a Lua não possui brilho próprio, sendo iluminada pela luz solar. Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente.Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua tem duração de aproximadamente sete dias, influenciando nas marés e em alguns hábitos, como cortar o cabelo, pescar, entre outros.
A Lua cheia é a fase mais brilhante
A Lua cheia é a fase mais brilhante
Lua cheia: considerada por muitos como a fase mais bela, a Lua cheia se dá quando o Sol ilumina totalmente a parte da Lua voltada para a Terra. Lua minguante: essa fase é marcada pela perda de luminosidade, na qual observamos apenas uma face iluminada, que forma uma letra C ao contrário.Lua nova: é marcada por pouca luminosidade, pois sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol.Lua crescente: considerada a fase de transição da Lua nova para a Lua cheia, a Lua crescente é caracterizada por receber luminosidade em apenas uma face (no lado oposto da minguante).


 
 
CONTINENTES:


Oceania

Formada por variados grupos de ilhas no Oceano Pacífico, a Oceania é o menor "continente" em área e o segundo menor (após a Antártica) em população. Possui uma área total de 8.480.355km2. O nome Oceania vem de Oceanus, o deus dos rios. Embora as ilhas da Oceania não formem um continente verdadeiro, alguns associam a Oceania com o continente da Austrália ou com a Australásia, com o propósito de dividir o planeta em agrupamentos continentais. A Austrália, país moderno e de primeiro mundo (3° do mundo no Índice de Desenvolvimento Humano), é o principal país do continente, ocupando quase 90% do mesmo.

Localização da Oceania no mapa-múndi

Países e Territórios

A seguir é apresentada a lista dos países independentes da Oceania e suas respectivas capitais, além dos territórios existentes no continente.
Países independentes Austrália (Canberra)
Ilhas Cook (Avarua)
Fiji (Suva)
Ilhas Marshall (Majuro)
Ilhas Salomão (Honiara)
Kiribati (Bairiki)
Estados Federados da Micronésia (Palikir)
Nauru
Niue (Alofi)
Nova Zelândia (Wellington)
Palau (Melekeok)
Papua-Nova Guiné (Port Moresby)
Samoa (Apia)
Timor-Leste (Díli) [parte pertence à Ásia]
Tonga (Nuku'alofa)
Tuvalu (Funafuti)
Vanuatu (Port Vila)
Polinésia [conj. ilhas Pac�fico]
Territórios dependentes
Ilhas Marianas [dep. Estados Unidos]
Ilhas Carolinas [dep. Micronésia]
Nova Caledônia [dep. França]
Território Antártico Australiano [dep. Austrália]
Dependência de Ross [dep. Nova Zelândia]
Terra Adélia [dep. França]
Samoa Americana [dep. Estados Unidos]

Europa

Com superfície de 10.368.099km2, a Europa forma com a Ásia um conjunto de terras contínuas conhecido como Eurásia. Os limites entre a Europa e a Ásia não são claros, mas fatores históricos, étnicos e culturais conferem à Europa uma individualidade bem definida. A parte continental é limitada a Norte pelo Oceano Glacial Ártico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelo Mar Mediterrâneo, pelo Mar Negro, pelas montanhas do Cáucaso e pelo Mar Cáspio, e a Leste pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

Localização da Europa no mapa-múndi

Países e Territórios

A seguir é apresentada a lista dos países independentes da Europa e suas respectivas capitais, além dos territórios existentes no continente.
Países independentes Albânia (Tirana)
Alemanha (Berlim)
Andorra (Andorra la Vella)
Armênia (Erevan)
Áustria (Viena)
Azerbaijão (Baku)
Bielorrússia (Minsk)
Bélgica (Bruxelas)
Bósnia-Herzegovina (Sarajevo)
Bulgária (Sófia)
República Tcheca (Praga)
Cazaquistão (Astana)
Chipre (Nicósia)
Croácia (Zagreb)
Dinamarca (Copenhaga)
Eslováquia (Bratislava)
Eslovênia (Liubliana)
Espanha (Madrid)
Estônia (Tallinn)
Finlândia (Helsinque)
França (Paris)
Grécia (Atenas)
Geórgia (Tbilisi)
Hungria (Budapeste)
Irlanda (Dublin)
Islândia (Reiquiavique)
Itália (Roma)
Letônia (Riga)
Liechtenstein (Vaduz)
Lituânia (Vilnius)
Luxemburgo (Luxemburgo)
República da Macedônia (Skopje)
Malta (Valetta)
Moldávia (Chisinau)
Mônaco (Monaco-Ville)
Montenegro (Podgorica)
Noruega (Oslo)
Países Baixos (Amsterdã)
Polônia (Varsóvia)
Portugal (Lisboa)
Reino Unido (Londres)
Romênia (Bucareste)
Rússia (Moscou)
Turquia (Ancara)
San Marino (San Marino)
Sérvia (Belgrado)
Suécia (Estocolmo)
Suíça (Berna)
Ucrânia (Kiev)
Vaticano

Territórios dependentes
Ilhas Feroe [dep. Dinamarca]
Gibraltar [dep. Reino Unido]
Guérnsei [dep. Reino Unido]
Açores [dep. Portugal]
Madeira [dep. Portugal]
Canárias [dep. Espanha]
Ilha de Man [dep. Reino Unido]
Jérsei [dep. Reino Unido]
Sardenha [dep. Itália]

 


Ásia

É o maior e o mais populoso continente da Terra. Possui cerca de 49 milhões de km2, ocupando 8,6% da superfície planetária (quase 30% das terras emersas). Na Ásia encontra-se mais de 60% da população mundial. Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional, a Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho, canal de Suez e montes Urais, e ao sul do Cáucaso e dos mares Cáspio e Negro. É banhada a leste pelo oceano Pacífico (mar da China Meridional, mar da China Oriental, mar Amarelo, mar do Japão, mar de Okhotsk e mar de Bering), ao sul pelo oceano Índico (golfo de Áden, mar Arábico e golfo de Bengala) e ao norte pelo oceano Ártico.

Localização da Ásia no mapa-múndi

Países e Territórios

A seguir é apresentada a lista dos países independentes da Ásia e suas respectivas capitais, além dos territórios existentes no continente.
Países independentes Afeganist�o (Cabul)
Arábia Saudita (Riad)
Arménia (Erevan) *
Azerbaijão (Baku) *
Barein (Manama)
Bangladesh (Daca)
Brunei (Bandar Seri Begawan)
Butão (Thimphu)
Camboja (Phnom Penh)
Cazaquistão (Astana) *
República Popular da China (Pequim)
Chipre (Nic�sia) *
Cingapura (Cidade de Cingapura)
Coréia do Norte (P'yongyang)
Coréia do Sul (Seul)
Egito (Cairo) *
Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi)
Filipinas (Manila)
Geórgia (Tbilisi) *
Iémen (Sana)
Índia (Nova Déli)
Indonésia (Jacarta) *
Irã (Teer�o)
Iraque (Bagd�)
Israel (Jerusal�m)
Japão (Tóquio)
Jordânia (Am�)
Kuwait (Al Kuwait)
Laos (Vientiane)
Líbano (Beirute)
Maldivas (Mal�)
Malásia (Kuala Lumpur)
Mongólia (Ulan Bator)
Myanmar (Nay Pyi Taw)
Nepal (Katmandu)
Omã (Mascate)
Paquistão (Islamabad)
Qatar (Doha)
Quirguistão (Bishkek)
Rússia (Moscou) *
Síria (Damasco)
Sri Lanka (Colombo)
Tadjiquistão (Dushanbe)
Tailândia (Banguecoque)
Taiwan (Taipé)
Timor-Leste (D�li) *
Turcomenistão (Ashkhabad)
Turquia (Ancara) *
Uzbequistão (Tashkent)
Vietnã (Han�i)

Territórios dependentes
Arquipélago de Chagos [Britânico]
Cisjordânia [Israel]
Faixa de Gaza [Autoridade Palestina]
Ilha Christmas [Austrália]
Ilhas Cocos [Austrália]
Macau [China]
Hong Kong [China]
Taiwan [ainda não reconhecido como Estado independente]

América

É o segundo maior continente do mundo. Com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.
Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, divide-se em três partes: do Norte, Central (englobando as nações do mar do Caribe) e do Sul. O continente reúne países marcados por grande diferenças econômicas. Estados Unidos (EUA) e Canadá possuem PIB entre os mais altos do mundo, enquanto a maior parte dos 35 países do continente permanece com imensas dificuldades.
Também é conhecida pelo plural Américas e pela expressão Novo Mundo (em oposição à Europa, considerada o Velho Mundo). Alguns não consideram a América como um continente único, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da América do Norte (que inclui a chamada América Central e o Caribe) e da América do Sul. De qualquer forma, a América compõe-se, de fato, de duas massas de dimensões continentais - as Américas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá).
Localização da América no mapa-múndi

Países e Territórios

A seguir é apresentada a lista dos 35 países independentes da América e suas respectivas capitais, além dos territórios que são dependências de outros países.
Países independentes Antígua e Barbuda (St. John's)
Argentina (Buenos Aires)
Bahamas (Nassau)
Barbados (Bridgetown)
Belize (Belmopan)
Bolívia (La Paz)
Brasil (Brasília)
Canadá (Ottawa)
Chile (Santiago)
Colômbia (Bogotá)
Costa Rica (San José)
Cuba (Havana)
Dominica (Roseau)
Equador (Quito)
El Salvador (San Salvador)
Estados Unidos (Washington)
Granada (St. George's)
Guatemala (Cidade da Guatemala)
Guiana (Georgetown)
Haiti (Porto Príncipe)
Honduras (Tegucigalpa)
Jamaica (Kingston)
México (Cidade do México)
Nicarágua (Manágua)
Panamá (Cidade do Panamá)
Paraguai (Assunção)
Peru (Lima)
República Dominicana (Santo Domingo)
São Cristóvão e Névis (Basse-Terre)
Santa Lúcia (Castries)
São Vicente e Granadinas (Kingstown)
Suriname (Paramaribo)
Trindade e Tobago (Port of Spain)
Uruguai (Montevidéu)
Venezuela (Caracas)

Territórios dependentes
Groenlândia [dep. Dinamarca]
Porto Rico [dep. Estados Unidos]
Ilhas Virgens Americanas [dep. Estados Unidos]
Guadalupe [dep. França]
Guiana Francesa [dep. França]
Martinica [dep. França]
São Pedro e Miquelão [dep. França]
Aruba [dep. Holanda]
Antilhas Holandesas [dep. Holanda]
Anguilla [dep. Reino Unido]
Bermudas [dep. Reino Unido]
Ilhas Virgens Britânicas [dep. Reino Unido]
Ilhas Caymans [dep. Reino Unido]
Ilhas Falkland [dep. Reino Unido]
Montserrat [dep. Reino Unido]
Turks e Caicos [dep. Reino Unido]


 

África

É o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e das Américas. Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possui mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo. Os países da África que têm o português como língua oficial são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Localização da África no mapa-múndi

Países e Capitais

Dos 54 países independentes que a África possui, 48 são continentais e 6 são insulares (ilhas). A seguir é apresentada a lista dos países africanos e suas respectivas capitais.
Países Continentais África do Sul (Cidade do Cabo)
Angola (Luanda)
Argélia (Argel)
Benin (Porto Novo)
Botsuana (Gaborone)
Burquina Fasso (Uagadugu)
Burundi (Bujumbura)
Camarões (Iaundê)
Chade (Ndjamena)
Congo, ex-Zaire (Kinshasa)
Congo, República (Brazzaville)
Costa do Marfim (Abidjan)
Djibuti (Djibouti)
Egito (Cairo)
Eritréia (Asmará)
Etiópia (Addis Abeba)
Gabão (Libreville)
Gâmbia (Banjul)
Gana (Acra)
Guiné (Conacri)
Guiné-Bissau (Bissau)
Guiné Equatorial (Malabo)
Lesoto (Maseru)
Libéria (Monróvia)
Líbia (Trípoli)
Malauí (Lilongüe)
Mali (Bamaco)
Marrocos (Rabá)
Mauritânia (Nuakchott)
Moçambique (Maputo)
Namíbia (Windhoek)
Níger (Niamei)
Nigéria (Abuja)
Quênia (Nairóbi)
República Centro-Africana (Bangui)
Ruanda (Kigali)
Saara Ocidental (El Aai�n)
Senegal (Dacar)
Serra Leoa (Freetown)
Somália (Mogadíscio)
Suazilândia (Lobamba)
Sudão (Cartum)
Tanzânia (Dodoma)
Togo (Lomé)
Tunísia (Túnis)
Uganda (Campala)
Zâmbia (Lusaka)
Zimbábue (Harare)

Países Insulares
Ilha de Madagascar (Antananarivo)
Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia)
Ilhas de Comores (Moroni)
Ilhas Maurício (Port Louis)
Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé)
Ilhas Seychelles (Vitória)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário