quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

INFORMÁTICA 4 ANO

Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 1

Crie uma pasta para guardar seus arquivos. Fica fácil encontrá-los depois. Para criar uma pasta no Windows 95, basta abrir o Windows Explorer, clicar onde você deseja criar uma nova pasta (por exemplo no drive c:) e depois clicar no menu "Arquivo / Novo / Pasta". Aparecerá do lado direito uma pastinha amarela onde está escrito "Nova pasta". Digite o nome que você deseja dar para essa pasta e clique novamente sobre ela. Pronto! Agora você já tem uma nova pasta para guardar seus arquivos!


CTRL + C = COPIAR

CTRL + V = COLAR

DELETE

ALT + F4 = SAIR DE
UM PROGRAMA

 



Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 2

Não desligue o computador com o CD-ROM ou disquete no drive. Algum erro pode ocorrer quando você for ligá-lo novamente. Quando ligamos o computador, normalmente ele verifica se existe algum disquete ou CD-ROM nos drives antes de iniciar a partir do disco rígido. Como os disquetes e CDs que usamos no dia-a-dia não são próprios para inicializar o sistema, você obterá uma mensagem de erro, que só será resolvido com a retirada do disquete ou CD do drive. Portanto, para evitar problemas futuros, é melhor deixar sempre os drives vazios antes de desligar o computador.



Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 3

Quando o programa que você estiver usando "TRAVAR" (Não Responder) clique "CTRL+ALT+DEL". Não se desespere, viu? Às vezes, quando estamos usando o computador, ele trava. Isso ocorre normalmente quando usamos uma grande quantidade de recursos da máquina. Se executamos vários programas ao mesmo tempo, ou se estamos usando um programa que usa vídeo, som, animações (normalmente jogos), muitas vezes estamos próximos do limite de recursos da máquina e não sabemos. Normalmente, quando atingimos esse limite, o computador trava. Os limites de cada máquina são diferentes em função do tipo de processador (ex: 386, 486, Pentium 100, Pentium 200 MMX, etc...), quantidade de memória RAM (ex: 4, 8, 16, 32 mb ...), tamanho e espaço livre no disco rígido (ex: 80 mb, 500 mb, 1 gb, 3gb ....), velocidade do CD-ROM (ex: dupla, quádrupla. 8x, 24x, ...). Quando seu computador travar, se ele for um PC, aperte as teclas Crtl+Alt+Del juntas. Isso provocará uma avaliação no seu computador, informando qual sistema não está mais respondendo (travado) ou se está tudo travado. Se for apenas um sistema que está travado, aparecerá um menu, de modo que você possa finalizar sua execução. Se tudo estiver travado, você precisará apertar Crtl+Alt+Del juntas novamente, para que o seu computador seja reiniciado. Mas atenção: tenha certeza que o seu computador travou antes de apertar Crtl+Alt+Del, pois, às vezes, alguns processamentos são mais lentos mesmo, e isso não significa que o seu computador travou. Teclar Crtl+Alt+Del a toda hora, sem necessidade real, pode provocar perda de dados e informações no sistema. Quando você reinicia o seu computador após um travamento, procure lembrar se você estava com muitos programas abertos ao mesmo tempo, ou se sua máquina atende às especificações para rodar o programa que você estava usando quando travou. Se for o caso, abra menos programas simultaneamente, para não causar o travamento novamente.


Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 4

Ícones são figurinhas ou desenhos que representam arquivos ou pastas. Os ícones são usados para facilitar o uso dos programas. Por exemplo, se num determinado programa tem um botão com um ícone de pincel, fica fácil de entender que aquele botão deve ser usado para pintar. O Windows é um exemplo de programa que utiliza muito os ícones. Tem ícones para pastinhas, para lixo, para modem, para rede, enfim, para quase tudo!



Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 5

Não tire o CD-ROM ou disquete do drive enquanto ele estiver sendo executado. Para que o seu computador possa ler um CD-ROM ou um disquete, existe um processo físico que gira o disco em busca da informação. Se interrompermos bruscamente esse processo, retirando o disco do drive, provavelmente vamos danificar o disco e suas informações. Para saber se um drive de disquete ou CD-ROM está sendo usado, basta ver se a luz verde no quadradinho na frente do drive está acesa ou não. Quando a luz está acesa, o drive está sendo usado. Se a luz está apagada, o drive não está sendo usado, e você pode trocar o disquete ou CD-ROM tranqüilamente.



Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 6
Se precisar deixar o computador parado, sem uso, utilize uma proteção de tela (SCREEN-SAVER) para não estragá-la. A tela do monitor do seu computador é composta de milhares de pontinhos que são iluminados de modo a formarem as imagens. Para cada imagem diferente que é mostrada quando o computador está sendo usado, os pontinhos vão sendo usados de maneira diferente também e todos vão sendo solicitados de maneira equivalente. Quando o computador fica parado e mostrando uma imagem fixa na tela, alguns pontinhos que formam essa imagem ficam mais solicitados que outros durante o tempo que a tela está parada. Isso causa uma espécie de desgaste na tela e com o passar do tempo começam a aparecer manchas. Para evitar esse desgaste da tela, existem alguns programas chamados "Screen Savers" (protetores de tela), que são acionados automaticamente pelo computador quando ele fica inativo. Esses programas, basicamente, ficam o tempo todo passando alguma animação ou seqüências de imagens na tela, de modo que ela não fique parada. Quando você tecla algo ou movimenta o seu mouse, o "screen saver" pára de ser processado e você pode voltar a usar o seu computador. O Windows já vem com alguns screen-savers, mas você pode encontrar inúmeros outros com diversos temas pra escolher. Para usar os da Turma da Mônica, basta você visitar nossa página de Screen-Savers, e sua tela nunca mais será a mesma!



Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 7



Jogar no computador é uma delícia, mas não exagere. Brinque de outras coisas também.



Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 8



Não delete (APAGUE) nada do seu computador sem ter certeza de que não vai precisar depois.




Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 9



Perto da janela não é o local ideal para o computador. O calor e o sol podem estragar seus componentes.







Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 10

Você sabia que no drive de CD-ROM você pode ouvir música de um CD de áudio comum? Normalmente, quando é instalado o drive de CD-ROM de um kit multimídia, é instalado também um programa específico com uma interface parecida com um aparelho de som, para você poder tocar os seus CDs de música. Se você não tiver esse programa ou não souber onde está, você pode usar o Mídia Player que vem com o Windows. Ele está na pasta de Acessórios/Multimídia. Para ouvir o seu CD de música com o Mídia Player, basta você colocar o CD no drive, iniciar o programa, clicar no menu "Dispositivo" e depois em "CD Áudio". Depois, basta clicar no botão de Play (botão com uma setinha preta) e bom divertimento!





Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 11

Você pode salvar algumas imagens, sons e vídeos no seu computador. Clique duas vezes no ícone do drive de CD ou disquete, abra os arquivos, escolha alguns e salve-os no drive "C". No Windows 95 basta usar o "Windows Explorer" para copiar arquivos. Para iniciar o Windows Explorer, clique em Iniciar/Programas/Windows Explorer. Assim que o programa começar a rodar, vai aparecer uma tela com duas colunas. Na da esquerda estarão os ícones dos dispositivos e pastas. Quando você clica num dispositivo na coluna da esquerda (por ex. Disco C:), aparecerão na coluna da direita todas as pastas que estão dentro dele. Se você clicar em alguma pasta, aparecerá na coluna da direita todas as subpastas e arquivos que estão dentro dela. Uma vez que você escolheu algum arquivo que deseje copiar para outro local, basta você clicar sobre ele com o botão direito do mouse. Vai aparecer um menu. Clique em "Copiar". Depois localize a pasta para onde você deseja copiar e clique sobre ela com botão direito. Quando o menu aparecer novamente, clique em "Colar". Pronto, o seu arquivo já está copiado para a nova pasta. Você pode copiar arquivos ou pastas inteiras de um disco para outro. Desse modo, você pode colocar numa pasta todos os seus arquivos preferidos. Se você quer aprender como criar uma pasta nova, veja a nossa "Dica para criar pastas novas".




Turma da Mônica dá uma dica...
Computação - Dica 12

Não guarde seu CD ou disquete em lugares úmidos ou quentes. A umidade e o calor podem provocar mofo nas superfícies dos discos. Além de estragar os próprios discos, quando um disco com mofo é colocado no drive, ele suja o leitor do drive, o que provoca um mau funcionamento ou eventualmente até o danifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário